top of page

Parasitas - Um sucesso cinematográfico de 2019

Atualizado: 8 de jun. de 2021

Estreado em maio de 2019 nos cinemas da Coreia do Sul, este filme pode ser considerado uma verdadeira obra de arte.

Retrata variadíssimos temas, podendo começar pelo título do filme, desde o ínicio que se pode concluir de que estes parasitas mencionados são parasitas sociais. Assim, inferimos a existência de uma sociedade desigualitária, patente em qualquer cidade do mundo. As condições às quais esta família está sujeita são, infelizmente, deploráveis. Vivem numa cave tal como a maior parte das famílias daquele bairro, experienciando todo e qualquer género de esquemas para sobreviver com mais um pedaço. Este traço distintivo será o despoletar de todo o seu infortúnio. Mas, quem somos nós para afirmar que um pouco de ambição é condenável? Nas nossas carreiras profissionais, na nossa vida privada , a maioria quer mais do que aquilo que já possui, uma evolução, um progresso. Rapidamente, à luz deste filme, percebemos que as linhas ténues entre o correto e o incorreto são facilmente quebradas.

Enquanto que a classe alta, luxuosa e instruída tem objetivos claramente de ascensão ao poder,isto é, no mundo universitário e tecnológico, a classe à qual esta família pertence, procura, na sua clara ingenuidade, uma melhor qualidade de vida.

O que é que ocorre quando os papéis se invertem? Quando os mais pobres conhecem e estão mais próximos de almejar e alcançar o que pertence aos mais abastados, lembra-me a situação pela qual Maria Antonieta passou quando houve uma revolta para um mundo mais justo.

É um final um tanto trágico em que indagamos as particularidades de uma vítima.

Considero que é uma obra excepcional que visa mudar convenções e juízos já definidos por nós. Alberga um público vasto e não se destina apenas aos ditos apreciadores de cinema, ainda que estes usufruam dos simbolismos mais ocultos. Não escrevo como sendo uma obra de ânimo leve, para passar um bom bocado no conforto do lar, primeiro porque esta é digna de um momento especial. Notei traços da presença do destino ao longo da obra e um misto de Romantismo, com vilões e heróis, mas diluídos e de uma tragédia clássica, pela presença de um claro desafio, reconhecimento e castigo.

Finalmente,


Parasitas, indicado e vencedor do óscar de melhor filme, por possuir traços e atributos de renome, é, pura e simplesmente, arte.



Comentarios


Queres continuar por aqui?

Obrigada por me acompanhares!

bottom of page